Como Aumentar O Alcance Orgânico De Seus Postagens No Facebook

Como Conseguir Mais Tráfego Blogueira Karol Pinheiro Lança Livro O Dia


Armando Santiago Jr. passava o dia inteiro atrás da tela do micro computador escrevendo textos pra teu web site de política. Era começo de 2010, e ele defendia com unhas e dentes tua candidata presidencial, Dilma Rousseff (PT), aposta do desta maneira presidente Lula. O "companheiro Armando", como era chamado por outros blogueiros, se descrevia no Orkut como "um cidadão brasileiro indignado com a ação criminosa dos tucanos" pela campanha eleitoral.


Era casado, tinha cinquenta e seis anos e vivia em Poços de Caldas, Minas Gerais. Seu web site chamava-se "Seja Argumentada Verdade" e dizia anunciar "a notícia transparente". Este "Armando", todavia, nunca existiu. Seu serviço, segundo relatam, era alimentar o web site com posts desmentindo supostos boatos sobre isso Dilma Rousseff e anunciar textos parciais e contrários a seu principal adversário, José Serra (PSDB), que acabou derrotado no segundo turno. A página assim como chegou a ter notícias falsas. Dicas Para Obter Dinheiro Online Com Web sites, Sites E Lojas Virtuais , para disseminar seu tema, o serviço acabou envolvendo a formação de perfis falsos - pelo menos 131 deles no Twitter, segundo uma lista à qual a BBC Brasil teve acesso.


Porção desses perfis, 84, ainda estão "vivos" pela rede social, se bem que inativos, e conseguem ser conferidos por qualquer um. A corporação apontada pelos entrevistados como responsável pelo serviço é a Ahead Marketing, de Gabriel Arantes Cecílio e, na época, assim como de Arnaldo Lincoln de Azevedo. Qual é A Desvantagem? , é descrita como uma agência que adaptou o "marketing de guerrilha" para a realidade política. Dá serviços como o de "invisible talkers" (comunicadores invisíveis), "grupo de agentes treinados que introduzem mensagens em pontos estratégicos da cidade, a começar por diálogos entre eles mesmos ou com a população". Questionados por e-mail, os dois negaram ter participado pela "realização de notícias falsas", contudo não responderam à pergunta a respeito da realização de perfis falsos. Além disso, disseram não poder falar se foram contratados pra atuar na campanha de Dilma Rousseff em 2010 visto que não falam sobre "consumidores ou supostos compradores" (leia mais abaixo). O web site da agência informa que ela participou "dentro e fora do Brasil" de "campanhas vitoriosas para a Presidência da República, governos estaduais e de grandes capitais", sem especificar quais.



  1. Responsabilidades do cargo

  2. Ler mais

  3. 4º: análise dos fatos

  4. Insira um CTA pela conclusão




Não há pela prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead Marketing. 234 1 mil, porém, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a "G. Cecílio e Cia Ltda", de Como Fazer Um Orçamento Doméstico Matador . Pimentel concorreu ao Senado em 2010 e, no começo daquele ano, foi um dos coordenadores da campanha de Dilma à Presidência.


Ele também aparece nos tuítes de alguns dos perfis falsos, que publicaram mensagens favoráveis não apenas ao desta forma candidato, assim como também a postulantes do PT aos governos estaduais. Vinte de setembro de 2010. A "usuária" assim como tuitava em prol de Dilma: "Programa de Dilma mostra a história de vida de uma mulher vitoriosa", escrevera um mês antes.


BBC Brasil Fabricio Benevenuto, professor do departamento de Ciência e Computação da Escola Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrando angústia com a "tentativa de manipulação de opinião pública por intermédio do uso de perfis falsos" neste ano. Para Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, a descoberta "mostra que o Brasil tem no mínimo oito anos de 'know-how' como fazer fakes de forma sofisticada como estratégia organizada de campanhas políticas". Por meio de tua assessoria de imprensa, Dilma negou que tenha contratado tal serviço. Depoimentos dos entrevistados na BBC Brasil e tuítes mostram que campanhas de políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), assim sendo candidato à Presidência, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) teriam contratado o serviço. Os quatro ex-funcionários chegavam pra trabalhar diariamente por volta das 10h em um apartamento em Higienópolis, bairro nobre pela zona central de São Paulo, segundo relatam os entrevistados pela BBC Brasil.


Também trabalhavam ali um diagramador e, ocasionalmente, alguém de tecnologia da dica, sobressaem os entrevistados. As posts variavam principalmente entre notícias que atacavam Serra e textos que desmentiam boatos a respeito Dilma que, na época, circulavam em outros sites, grupos de Orkut e correntes de email. O blog tinha as categorias: "(Des)governo do PSDB", "Desmentindo boatos", "Partido da Imprensa Golpista" e "PSDB: Mancadas da campanha", além de outros mais. Um modelo de publicação que visava desmentir textos falsos a respeito Dilma é uma que explica que o presidente Michel Temer (PMDB), vice pela chapa, não era satanista. Esta post que fazia uma compilação de links de "desmentidos de e-mails falsos sobre Dilma" foi bastante disseminada - ganhou setenta comentários no site.


Um desses textos de checagem de informações mostra como são falsos emails sobre isso "uma amante lésbica" da deste modo candidata, que estaria lhe pedindo pensão pela Justiça. O equipamento ensina o leitor como pesquisar no web site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o nome do advogado da suposta amante citado no email, verificando, deste jeito, que ele não existe.


Se bem que a maior parte das publicações fosse de ataques a Serra ou de checagem de dados sobre isto Dilma, os entrevistados na BBC Brasil admitem que chegaram a gerar assim como notícias falsas. Uma Como Vender Mais Usando O Pinterest do dia seis de outubro de 2010, tais como, informa que o Vaticano estava discutindo "excomungar José Serra".


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *